Google

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Pergunta - Eu já tenho uma versão antiga do LBW instalada em meu computador e quero fazer um upgrade para uma versão mais nova. Isso é possível? Posso manter as bases que eu já tiver criado? Posso usar essas bases de dados na nova versão?

Resposta - Sim, você pode. Todas as versões do LBW são desenvolvidas de forma a garantir o aproveitamento dos dados existentes de versões anteriores. Simplesmente instale o LBW normalmente e aponte a pasta onde serão armazenadas as bases de dados para o local que você já possui. O LBW irá perguntar se você deseja manter ou sobrepor as bases existentes; selecione manter. No caso de versões muito antigas, é possível que um processo de conversão, reprocessamento ou reindexação seja necessário. Neste caso, ao tentar usar uma base de dados o LBW lhe informará.

Pergunta - Posso instalar versões diferentes do LBW em meu computador?

Resposta - Sim, porém alguns detalhes devem ser observados. A versão corrente do LBW instala alguns componentes (OCX) que devem ser registrados corretamente no diretório de instalação. Caso você instale uma outra versão do LBW alguns módulos poderão não funcionar adequadamente na versão anterior a menos que você registre os componentes novamente pois os novos componentes passarão a valer. Você poderá instalar versões diferentes porém apenas uma de cada vez poderá ser executada (menos o módulo CGI que pode ser instalado junto com qualquer versão do LBW). Para mudar de uma versão a outra você precisará tirar os componentes registrados de uma versão e registrar os da outra. Dirija-se ao diretório da versão que se deseja abandonar, verifique todos os arquivos com terminação .OCX e digite: regsvr32 /u "Nome do arquivo .OCX" para cada um deles. Depois dirija-se para o diretório da versão que se deseja usar e digite regsvr32 "Nome do arquivo .OCX" para cada um deles.

Pergunta - Eu não quero instalar as bases exemplo que acompanham o produto em meu computador. Posso escolher isso durante a instalação?

Resposta - Sim, porém isso só deve ser feito se você já tiver bases de dados de uma versão/instalação anterior. Caso esta seja sua primeira instalação, você deve instalar as bases exemplo pois o LBW somente funcionará com elas. Você poderá posteriormente remover as bases utilizando o administrador de bases do LBW.

Pergunta - Posso escolher uma outra pasta para os programas e/ou bases de dados para instalar o LightBase Windows?

Resposta - Sim, você pode. O LBW permite em tempo de instalação selecionar o diretório onde residirão os programas e bases de dados. Caso você deseje mudar o diretório após a instalação verifique os procedimentos necessários no capítulo 6 do manual.

Pergunta - A forma de instalar o LBW que eu adquiri é diferente do que é obtido pela Internet, por que?

Resposta - Na versão comercial o software reside em disquetes/CD na forma de arquivos instaláveis. No caso da versão da Internet, eles estão armazenados como arquivos que devem ser executados em uma pasta auxiliar para só então gerar os arquivos de instalação. Isso é feito para facilitar o download dos arquivos por parte do usuário. De fato, após esse passo adicional o processo é idêntico.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Pergunta - Posso instalar as bases de dados do LightBase em um diretório compartilhado da rede?

Resposta - Sim, mas não é recomendável pois isso poderá interferir no desempenho. É melhor instalar as bases de dados em um disco local da máquina servidora.

Pergunta - Posso usar algum outro servidor Web que não o IIS?

Resposta - Sim, apesar de recomendarmos o IIS pode-se usar um outro servidor Web desde que suporte a interface CGI.

Pergunta - Eu preciso instalar o módulo CGI do LBW no servidor que atende a Intranet de minha empresa. O que eu preciso?

Resposta - O mesmo software e hardware detalhado acima e, especialmente, o servidor Web Microsoft Internet Information Server instalado e configurado.

Pergunta - Qual a configuração desejável de hardware e software necessários para a execução do LightBase Windows?


Resposta - Isso depende da versão do LBW. Para versões PCE e Cliente a configuração desejável é: Pentium 100Mhz ou superior, 16 Mb de RAM, Windows 95 ou NT Workstation, Monitor SVGA, Placa de som (para facilidades multimídia), 20Mb de disco disponível, 50 Mb adicionais para bases de dados (apenas PCE). Para as versões servidor, EB e Corporate: Pentium 200 Mhz ou superior, 64 Mb RAM, Windows NT, Microsoft IIS (para acesso WEB), 30 Mb para instalação e 200 Mb extra de disco para bases de dados.
Observação: O LBW pode executar em CPUs mais lentas (486, por exemplo) e com menos memória, porém não recomendamos seu uso em tais plataformas pois o desempenho pode ficar prejudicado.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Pergunta - Há alguma versão do LightBase disponível para DOS?

Resposta- Sim, existe uma versão mais antiga do LightBase disponível para ambientes DOS que usa interfaces não gráficas. Favor entrar em contato com a Light Infocon ou alguma de suas revendas para maiores informações.

Pergunta - Há alguma versão do LightBase disponível para ambientes Unix?

Resposta - Está sendo desenvolvido um servidor LightBase para Linux. Porém, no momento, existe uma versão mais antiga do LightBase disponível para ambientes Unix que usa interfaces não gráficas. Favor entrar em contato com a Light Infocon ou alguma de suas revendas para maiores informações.

Pergunta - Há alguma versão do LightBase Windows Cliente/Servidor para o Novell Netware Server?

Resposta - Não, o LightBase Windows está disponível apenas para as plataformas 32 bits do Windows (95, 98 e NT).

Pergunta - Qual é a diferença entre a versão disponível para download e a disponível comercialmente?

Resposta - A versão para download permite a utilização do produto pelo prazo de 30 (trinta), período suficiente para a avaliação do produto.

Pergunta - Onde posso encontrar informações sobre as diferentes versões ou releases do LBW?

Resposta - Consulte nosso site (www.light.com.br) ou leia os arquivos Release.TXT ou no Manual do Usuário instalados juntamente com o produto (na pasta do LBW).

Pergunta - Porque há versões diferentes do LBW?

Resposta - O LBW está disponível em diversas versões para atender diferentes requisitos individuais ou de corporações. As versões podem ser adquiridas separadamente ou juntas quando requerido. Cada versão foi especificada para otimizar suas operações de acordo com sua finalidade e ambiente destinados. O LBW PC-Edition (PCE) é desenhado para o uso em um único PC isolado. Não pode compartilhar dados.O LBW Client/Server (LBW-C/S) inclui a parte cliente (semelhante à versão PCE) e o módulo servidor do LBW. As bases de dados e o módulo de busca textual executam em uma máquina servidora sob Windows 95/98/NT. A comunicação com o cliente se dá através de RPCs (Remote Procedure Calls) no modelo DCE utilizando TCP/IP ou NETBEUI como protocolo base de comunicação em LANs ou WANs. Esta versão do LBW permite o uso em redes locais, Intranets ou Internet.Restrições de segurança podem ser aplicadas aos dados e um módulo adicional permite monitorar os acessos dos clientes. Recomenda-se fortemente o uso de Windows NT como plataforma para o servidor já que o mesmo roda como um serviço nativo. A versão cliente poderá ser instalada em qualquer uma das três plataformas e será utilizada para acessar os dados do servidor.O LightBaseWeb complementa a versão cliente/servidor do LBW com um módulo CGI que permite o acesso às bases LBW através de qualquer browser HTTP tais como Netscape ou Internet Explorer.O LBW Corporate Edition (LBW-COE) complementa a versão LBWeb com ActiveX controls de forma a permitir a programação com linguagens como Visual Basic ou Delphi e a integração com outras ferramentas/aplicações.

Pergunta - Quão seguros são os dados armazenados no LBW?

Resposta - Muito seguros. Diversas verificações de segurança estão disponíveis no LBW garantindo um alto nível de segurança de dados. Usuários podem ser agrupados em grupos. Bases de dados podem ser criptografadas evitando o acesso de pessoas não autorizadas usando ferramentas de edição binária. Listas de controle de acesso (ACLs) permitem que se definam permissões em nível de campo ou registro. Dados que navegam na rede são criptografados para evitar que alguém monitorando a rede possa espionar os dados.

Pergunta - Que tipo de aplicações podem ser desenvolvidas com LightBase?

Resposta - O LBW permite aos usuários desenvolver poderosas e atrativas aplicações baseadas em texto, com componentes multimídia. As aplicações LBW são escaláveis desde um simples PC a uma Intranet ou Internet com Windows 95, 98 ou NT. Uma lista de aplicações pode ser vista clicando-se aqui.

Pergunta - O LBW pode ser utilizado para gerência de documentos (document management)?

Resposta - As características do LBW como operações de armazenamento, busca e recuperação textuais, formatação de texto, multimídia, segurança e sua arquitetura cliente/servidor, fazem dele uma escolha ideal para o desenvolvimento de soluções de gerência de documentos.

Pergunta - Eu posso criar minhas próprias aplicações usando Visual Basic, Delphi, Power Builder ou outra ferramenta semelhante?

Resposta - Sim, você pode utilizar os ActiveX controls do LBW nessas ferramentas para criar aplicações customizadas. Obviamente você estará perdendo os ganhos de produtividade proporcionados pelo ferramental RAD do LBW. Para mais informações sobre os ActiveX controls do LBW contate-nos.

Pergunta- O LBW suporta mecanismos de OLE/ActiveX?

Resposta - Sim, o LBW possui um conjunto de ActiveX controls que permitem o desenvolvimento de aplicações usando qualquer ambiente que dê suporte a essa tecnologia.

Pergunta - Como o LBW se apresenta como uma ferramenta de desenvolvimento rápido de aplicações (RAD tool)?

Resposta - Com LBW é rápido e fácil desenvolver aplicações com pouca ou nenhuma programação envolvida. É uma ferramenta ideal para o usuário final assim como é extremamente versátil, permitindo que um programador desenvolva aplicações sofisticadas.

Pergunta - O LBW é um banco de dados relacional?

Resposta - Não, o LBW trata da mesma forma informação não estruturada (documentos, imagens) bem como informação estruturada em campos. É possível entretanto fazer acesso a tabelas externas e em futuras versões do LBW maior apoio será dado nesse sentido.

Pergunta - O que vem a ser realmente o LightBase Windows?

Resposta - LightBase Windows é um ambiente cliente/servidor para gerência e desenvolvimento de sistemas de informação com características multimídia e de recuperação textual (full-text retrieval ou FTR). LBW é a principal tecnologia/produto da Light Infocon Tecnologia S.A. para PCs MS-Windows, Intranets e a Internet.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Pergunta:Quero saber se, ao instalar o XP Profissional completo, poderei colocar um antivírus ou se o mesmo ja vem com um? Pois é de meu conhecimento que o Norton Antivirus é imcompatível. (Leonardo Augusto, 23 anos, estudante)

Resposta: Alguns antivírus lançados ao Windows XP podem não funcionar corretamente, como parece ser o caso do Norton Antivirus 2001 - a versão 2002, recentemente lançada, já é compatível. o Windows XP não vem com esse tipo de programa instalado, somente firewall.