Google

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Pergunta - Eu posso usar o formulário que criei no LBW em algum outro sistema?

Resposta - Sim. Os formulários do LightBase estão disponíveis como ActiveX Controls, logo você pode usá-los em aplicações escritas em Visual Basic ou Delphi para acessar dados do LBW ou mesmo de um outro Banco de Dados.

Pergunta - Como Administrador, eu posso definir permissões de acesso aos formulários distintas para usuários e/ou grupos?

Resposta - Sim, use o Administrador de Segurança para isso.

Pergunta - Eu preciso criar fórmulas para validar um campo?

Resposta - Não. Você tem diversas opções além de fórmulas como: tabelas, faixas, máscaras, entre outras.

Pergunta - Quantos formulários posso criar para uma mesma base de dados?

Resposta - Teoricamente, quantos você quiser. O limite técnico é de mais de 2 bilhões, por isso a resposta "quantos você quiser".

Pergunta - Não há formulários prontos que eu possa usar?

Resposta - Não. Você deve criar pelo menos um formulário.

Pergunta - Eu posso editar um registro do base a partir do Editor de Formulários?

Resposta - Não. O Editor de Formulários é apenas uma ferramenta de criação de formulários. Para entrada de dados você deverá utilizar o Ambiente de Aplicação.

Pergunta - Eu preciso mudar os atributos do formulário? Posso usar os atributos padrão do formulário?

Resposta - Mude os atributos se/quando você precisar. Os atributos padrão podem ser usados sempre sem problema e atenderão a maioria das aplicações.

Pergunta - Eu posso criar formulários de consulta diferentes no LBW?

Resposta - Sim, você deverá criar esses formulários no Editor de Formulários do LightBase Windows e usá-los no Ambiente de Aplicação como um formulário qualquer. Sugerimos que formulários apenas de consulta usem o atributo apenas de leitura para cada campo do mesmo.

Pergunta - É obrigatório colocar validações para cada campo no formulário?

Resposta - Não. Validações do formulário são semelhantes às validações na base.

Pergunta - Acabei de criar um formulário porém ele não aparece na lista do Ambiente de Aplicação, o que aconteceu?

Resposta - Provavelmente você esta logado como um usuário que não tem permissão de ver esse formulário. Identifique-se como um usuário que tenha acesso ou como o usuário que criou o formulário.

Pergunta - Eu não posso abrir no Ambiente de Aplicação um formulário que acabei de criar no Editor de Formulários. Uma mensagem de erro aparece informando que o formulário esta sendo usado por outra pessoa mas eu tenho uma versão PCE e somente eu uso a base.

Resposta - O formulário que você está tentando abrir possivelmente ainda está aberto no Editor de Formulários. O formulário e a base de dados correspondente devem ser fechados no Editor de Formulários.

Pergunta - Eu posso criar tantos formulários quanto eu quiser na minha base?

Resposta - Sim, veja comentários acima.

Pergunta - Eu preciso usar todos os campos de uma base de dados no formulário?

Resposta - Não necessariamente. Muitas vezes é interessante dividir a informação entre diversos formulários e dar permissões de acesso diferentes dependendo do usuário. Por exemplo, usuários que apenas fazem pesquisas não precisam ver um formulário de cadastro. Esses formulários podem conter campos diferentes.

Pergunta - Eu preciso criar um formulário para todas as bases do LightBase Windows?

Resposta - Sim, pois sem pelo menos um formulário você não poderá efetuar entrada de dados a não ser mediante importação. Se sua base tiver a mesma estrutura de uma outra você pode exportar os formulários da base anterior e importá-los na nova.

Pergunta - Eu mudei a estrutura da minha base de dados. Agora meus formulários existentes não funcionam mais adequadamente no Ambiente de Aplicação do LBW, por que?

Resposta - Sempre que você alterar a estrutura da base os formulários devem ser editados no Editor de Formulários para que as mudanças se reflitam no mesmo. Se você tiver mudado atributos de um campo sugerimos que você o remova do formulário e o insira novamente. Caso esse não seja o problema é possível que sua base de formulários esteja de alguma forma danificada. Neste caso use a opção de reprocessar as bases auxiliares do Administrador de Bases.



segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Show de Perguntas e Respostas

Pergunta - Existe algum problema se eu abandonar o LBW sem fazer o logout?

Resposta - Não, o LightBase Windows automaticamente fecha todas as bases e arquivos abertos antes ser definitivamente fechado. Também se qualquer mudança em registros, formulários ou relatórios tiver sido feita o LBW lhe perguntará se deseja salvar essas modificações antes de abandonar a aplicação.

Pergunta - Quando me identificar que nome devo usar?

Resposta - Após a instalação do LBW você terá um usuário default LBW com senha LBW disponível. Esse usuário possui privilégios de administrador na UDB default (DEFUDB) e você pode usá-lo para se identificar inicialmente. Após criados os novos usuários, você pode se identificar como qualquer um deles.

Pergunta - Eu preciso me identificar para o LBW antes de iniciar o criador de bases? Por que todo módulo do LBW que eu uso pede sempre para me identificar?

Resposta - Em função das restrições de segurança do LBW você precisa se identificar para o sistema. Sempre que você abrir um módulo e ele for o primeiro a ser executado o LBW lhe pedirá a identificação. Uma forma de evitar isso é efetuar a identificação (use o botão de login da barra de lançamento) apenas uma vez ao abrir a barra de lançamento que enquanto a mesma estiver aberta a identificação valerá para os demais módulos.

Pergunta - Eu preciso sempre iniciar o LBW ou qualquer um de seus módulos a partir da barra de lançamento?

Resposta - Não necessariamente. Você pode também iniciar os módulos a partir do botão Iniciar/Programas do Windows 95/98/NT (ícones no caso do NT 3.51), ou mesmo clicando duas vezes no programa a partir do Windows Explorer.